Sinistros

A principal função de um seguro é proteger você e seu patrimônio das consequências de um sinistro — o acontecimento do evento previsto e coberto no contrato, como um acidente (para seguros de automóveis, por exemplo), uma doença ou mesmo a perda do emprego.

Cada cobertura tem procedimentos específicos a serem tomados quando ocorre um sinistro. Ao conhecer bem sua apólice, o segurado saberá quais atitudes tomar e isso poderá poupá-lo de desgastes desnecessários.

Orientações básicas sobre como agir quando ocorre um sinistro:

1) Registre a situação

Todo sinistro é passível de registro. Isto é, quando algo assim acontece, há formas de provar que realmente ocorreu o sinistro (o que é importante para a seguradora se proteger de fraudes). O ideal é que esse procedimento seja feito via documentação oficial: no caso de seguros que cobrem acidentes, por exemplo, é preciso fazer um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima ou on-line (clique aqui para BO on-line em Pernambuco).

2) Faça o Aviso de Sinistro

Entre em contato com a seguradora (diretamente ou com ajuda da sua corretora) para comunicar o sinistro. Clique aqui para ver a lista de telefones das seguradoras.

Antes da ligação, certifique-se que você está com todos os documentos necessários em mãos. No caso do seguro de automóvel, a documentação básica para fazer o comunicado é:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Documento do carro;
  • Boletim de ocorrência (caso já tenha sido dada entrada).

Mas vale lembrar que, para possíveis indenizações, podem ser solicitados mais documentos. Isso ocorre na fase de análise por parte da seguradora. No caso de seguro de automóvel, também serão necessários:

  • Nome, endereço, telefone e e-mail de todos os motoristas e passageiros envolvidos;
  • Marca e modelo de cada veículo;
  • Número das placas de cada veículo;
  • Número das carteiras dos motoristas;
  • Nomes e referências dos policiais e funcionários do serviço de emergência, se for o caso.

3) Indenização

Outra etapa importante dos sinistros é a fase da indenização. Cada tipo de seguro terá suas regras para que o pagamento seja feito pela seguradora. Em geral, o segurado é indenizado quando fica comprovado o dano. No entanto, os casos precisam ser analisados individualmente devido à particularidades de cada apólice e de cada sinistro.

Para orientações sobre sinistros de seguros específicos, acesse este link do site Tudo Sobre Seguros.

Últimas do Blog

  • 24 jan 2023

    Onde está localizada a tomada do seu fogão?

    Veja mais
    Onde está localizada a tomada do seu fogão?
  • 10 jan 2022

    Nova lei garante proteção para entregadores por aplicativo de entrega, enquanto durar a pandemia

    Veja mais
    Nova lei garante proteção para entregadores por aplicativo de entrega, enquanto durar a pandemia